Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




09.08.10

iPhone 4 em Portugal...por outras vias...

Segundo o respectivo Facebook e Twitter, a iLook Store em Braga, anunciou que terá disponível para venda no próximo dia 11 de Agosto do muito aguardado iPhone 4.

 

Mais uma vez, não contesto o desejo daqueles que provavelmente vão aproveitar esta oportunidade, da mesma forma que o fiz, quando decidi avançar para o pedido de pré-venda na data original de lançamento, contudo, não posso deixar de criticar esta iniciativa da iLook, como já o fiz no passado com a Media Markt e a Mbit, por causa do iPad (recordo que este caso ocorreu em Abril e o iPad ainda não foi lançado oficialmente em Portugal).

 

Agora, é a vez da iLook cometer o mesmo erro e à margem da Apple, é a conclusão que posso tirar, afinal a Apple ainda não anunciou oficialmente a data de lançamento para Portugal e como todos sabemos a Apple é extremamente rigorosa com estas questões e já o demonstrou no caso do iPad. Estou curioso para perceber se o mesmo acontecerá com este caso da iLook e do iPhone 4.

 

Recordo que a loja pode aplicar os preços que quiser, sem qualquer tipo de controlo ou tabela de referência por parte da Apple. Por exemplo, a iLook prepara-se para vender o iPhone 4 - 16GB por 700 euros. Olhando para o gráfico abaixo, é possível verificar que nenhum iPhone 4 - 16GB atinge esse valor.

 

Preços iPhone 4Tamanho Original

 

Também é possível verificar que a iLook terá em média, entre 70 e 100 euros de margem por cada iPhone de 16GB vendido. Se os iPhone foram adquiridos via Reino Unido, os mesmos custaram cerca de 592 euros. Se foram comprados em França, terão custado 629 euros. Indico estes dois, porque são os locais mais evidentes para a aquisição do novo iPhone 4 (os países onde se podem comprar livre de operador estão indicados com uma maçã).

 

Agora, estou curioso para saber em detalhe, em termos de assistência pós-venda e garantias, como poderão resolver a questão, já para não falar a ausência total de documentação em português.

 

E agora, perguntarão...porque raio estou a levantar estas questões, quando eu, até comprei o meu iPhone 4 via França? Ora bem...voltamos ao início do post...respeito a escolha de quem pretende comprar e pretende aproveitar esta oportunidade...no entanto, acho que devo alertar para estas situações. Uma coisa é comprar directamente numa Apple Store americana ou francesa e ter consciência dos direitos que vou acabar por perder e outra coisa é comprar em Portugal e julgar que estou a comprar um produto que chegou a Portugal de forma legítima, até porque estaria a fazê-lo através de uma loja Apple Premium Reseller, uma loja com um certificado que merece um pouco mais de respeito, apesar das decisões menos boas que a Apple possa ter para Portugal. Tenhamos como exemplo, o lançamento que ainda não ocorreu do iPad.

 

Curiosa, foi também a forma como a iLook comunicou a novidade. Ignorou a sua página e tem comunicado via Facebook, Twitter e Mail. De resto, nos últimos minutos tem mostrado no seu Facebook, de que forma poderão adquirir ou cortar os cartões SIM para que possam utilizar o novo iPhone 4, uma vez que, as operadoras em Portugal só estão a disponibilizar os novos MicroSIMs para o iPad.

 

Espero, sinceramente, que este tipo de iniciativas não afecte a presença da Apple em Portugal.

 

Actualização: Segundo a iLook, o iPhone 4 tem garantia internacional de um ano com hipótese de expansão para dois anos mediante a subscrição do Apple Care Protection Plan para iPhone com um preço de 60 euros e só a versão de 16GB estará à venda.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:




24 comentários

De Phil a 27.10.2010 às 01:07

Yeap...espero que mexa com o mercado e com a concorrência...aquele tarifário Unlimited 100 é muito interessante!

Entretanto está aqui mais info: http://promais.com/blog/2010/10/27/iphone-4-tmn-ja-disponivel/

De Ricardo a 27.10.2010 às 01:57

Boa noticia!

Só um ponto:

A segunda imagem mostra planos para dois iPhone 4 16GB? Deve ter sido erro ;)

Mas 15€ por mês e ficar em 459€ é um grande desconto e a Vodafone e Optimus vão ter que puxar muito..

De Phil a 27.10.2010 às 02:05

Obrigado pela dica...foi um erro de raíz da TMN...

De facto, são preços muito interessantes...aquele tarifário ilimitado, daria muito jeito!

Comentar post





Creative Commons License CC | 2008-2013 iPhil